No último sábado, 02 de novembro, aconteceu no Centro Escoteiro Jaraguá mais uma reunião do CCR – Conselho Consultivo Regional. Com presença maciça dos Comissários Distritais, a reunião foi comandada pela Diretora Vice-Presidente, Vânia Ferrari, e com ótimas discussões sobre o Escotismo Paulista.
Depois das apresentações de todos, Daniella Avino, Gerente do Escritório Regional, falou sobre a importância do Certificado de Funcionamento para garantir a segurança dos nossos associados e a correta aplicação do Método Escoteiro; falou ainda sobre as formas de regularizar a documentação do grupo e lembrou que, após 2 anos sem o certificado, a UEL poderá ser desativada.
Vânia Ferrari falou sobre a situação de um terreno da UEB na cidade de Jales – sem o devido cuidado, esse terreno hoje está dando prejuízo à instituição e até a Assembleia Regional do próximo ano será feito um estudo sobre a viabilidade de vendê-lo.
O próximo assunto da pauta foi conduzido por Luciana Timoszczuk, Diretora Métodos Educativos, que falou do Calendário Regional de 2025. O ponto alto da exposição foi a volta do ARP – Acampamento Regional de Patrulhas, que vai acontecer em junho, na cidade de Leme, para os Ramos Escoteiro e Sênior; foi falado também sobre o Encontrão – que no ano que vem vai acontecer no Thermas de São Pedro e sobre o lançamento, ainda neste ano, de todos os cursos regionais que acontecerão no Jaraguá.
Lucas Jun Sakajiri, Diretor Financeiro, e Paula Freschi, Analista Financeiro do ER, falaram sobre o orçamento compartilhado e explicaram a importância da prestação de contas pelo Distrito.
Encerrando a pauta, a Diretora Vice-Presidente comentou do Curso Técnico para Comissários Distritais, que vai acontecer em março do próximo ano. Os comissários discutiram sobre as competências essenciais para um Comissário e ainda sugeriram temas a serem abordados no Curso.
Vânia finalizou a reunião agradecendo a presença de todos, “afinal contamos com a presença de 27 Comissários ou representantes, de 29, dos 36 Distritos da nossa Região. Foi um CCR bastante produtivo, com ampla participação, sugestões de melhorias, elogios e apresentações assertivas de parcerias tanto dos nossos colaboradores e profissionais do ER, quanto de Comissários, o que demonstra um pensamento único de condução positiva do escotismo Paulista”.