O I Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofes, evento organizado pelo Hospital Israelita Albert Einstein para o treinamento de profissionais da área, contou com a colaboração dos Escoteiros na Simulação de Catástrofe, realizada no último sábado, dia 16 de maio de 2015, na Chácara do Jockey Club de São Paulo.
A Simulação contou também com a ajuda dos bombeiros, policiais, enfermeiros e socorristas.
Os voluntários escoteiros colaboraram de duas formas diferentes: simulando as vítimas da catástrofe e como controladores da multidão.
As vítimas foram divididas em dois grupos: o verde que representava vitimas com escoriações leves, e o preto, representando as vítimas em óbito. As vítimas eram levadas aos hospitais Albert Einstein e Hospital das Clínicas, para a simulação do socorro dentro da instalação hospitalar.
Os voluntários controladores da multidão eram orientados pelos socorristas e ajudavam em orientar as vítimas simples sobre o procedimento a ser tomado e controlar os curiosos ao redor das vítimas.
Para Jessica Menna, Diretora Jovem e participante do Simulado, “Foi uma experiência única e muito interessante. Os meus seniores adoraram, acharam uma aventura interessante e disseram que já sabem como funciona o resgate e como devem se portar em caso de acidente. Eu como fui o óbito não sei descrever porque eu morri. Foi uma ótima simulação, bem próximo de um caso real.”
Confira mais fotos, por Marcos Ramacciato: