fbpx

As vivências nessa grande atividade regional, destinada a todos os Ramos, serão divididas em cinco vilas:

Vila 1 – Aventura, adrenalina, superação e desafio.

ADRENOVILA: A vida é uma grande aventura que constantemente nos provoca a superar nossos próprios limites. A ADRENOVILA desafia os jovens de todos os ramos a trabalhar em equipe e encarar um conjunto de atividades repletas de aventura. Este é o local para aqueles que ousam!

Vila 2 – Tecnologia, inovação, conexão e desenvolvimento.

TECNOVILA: Tecnologia é muito mais do que o monte de aparelhos eletrônicos que usamos no dia a dia. Na TECNOVILA, os jovens vão compreender que toda inovação desenvolvida pela humanidade para suprir suas diversas necessidades representa tecnologia, cabendo a cada um escolher as que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento individual. Essa é a vila para quem está conectado!

Vila 3 – Sociedade, diversidade, humanidade e coexistência.

NOSSA VILA: Nós somos seres sociais e dependemos o tempo todo das pessoas ao nosso redor. Nesta vila, os jovens poderão refletir sobre sua relação com os diferentes grupos que compõem nossa sociedade, entendendo que todos somos iguais em nossas diferenças. Nossa Vila é o lugar para quem sabe que as diversidades nos unem e que, unidos, somos capazes de transformar de forma positiva esse planeta que nos acolhe!

Vila 4 – Meio ambiente, preservação de recursos naturais, o papel de cada indivíduo e a construção de um mundo melhor.

ECOVILA: O meio ambiente passa por um período de imensas transformações causadas pelo comportamento dos seres humanos, ou seja: nós. A Ecovila propicia um olhar crítico sobre nosso papel na preservação do planeta e sobre como nossas ações do dia a dia impactam e alteram constantemente o mundo em que vivemos. Esta é a vila para os que querem construir um mundo melhor!

Vila 5 – Percepção, conexão e aprendizado

VILA SENSORIAL: A quantidade de estímulos que recebemos a cada instante faz com que a gente não perceba o que de fato está ao nosso redor. O tempo todo a nossa visão, audição, tato, paladar e olfato abrem as portas para novas sensações, experiências e vivências  que transformam o nosso interior. Basta aprendermos a nos concentrar nos diversos sensores de estímulos que todos temos, e que não são 100% utilizados no dia a dia . Esta  Vila é o lugar certo para todos que querem sair do lugar comum e aprender fazendo! Afinal, estimular os nossos sentidos nos deixa mais alerta e traz autoconhecimento. E, o melhor, dá pra aprender tudo isso colocando a mão na massa e explorando um mundo de possibilidades!


Com as Vilas, construímos até aqui um planeta, onde nos emocionamos com aventuras, aprendemos novas tecnologias, nos relacionamos em sociedade e cuidamos de onde vivemos. Todo o planeta é composto por aglomerados de pessoas, lugares onde se encontram para descansar, conviver e trocar experiências. Estas são nossas cidades que acomodarão os participantes do Conecta Sampa:

Cidade da Paz: Sociedades pacíficas, justas e inclusivas são a primeira peça do quebra-cabeça que queremos construir. Para isso, nada mais justo do que os moradores desta cidade sejam “O povo livre da Floresta”,  habitantes que possuem leis que garantem o convívio em paz. É por isso que o Ramo Lobinho tomaráconta deste local, inundando cada centímetro da Cidade da Paz com sua alegria contagiante.

Cidade das Pessoas: Nenhum planeta existe sem as pessoas que moram nele. Mais do que simplesmente existir, estas pessoas devem explorar novos territórios, fazer amizades e trocar experiências. Na cidade das Pessoas, os moradores serão os integrantes do Ramo Escoteiro, os quais trazem do seu íntimo a vontade de novas descobertas.

Cidade da Prosperidade: Vidas prósperas, plenas e em harmonia com a natureza são as vidas que buscamos atingir. Prosperidade significa ser feliz e bem-sucedido nas mais diversas instâncias da vida, o que representa um desafio interno e externo constante. Este desafio é o que molda a vida do Ramo Sênior, fazendo deles os moradores da Cidade da Prosperidade.

Cidade Planeta: Nosso planeta é rico, não só em pessoas e aventuras, mas também em recursos naturais que nos permitem viver nele. Cuidar destes recursos, permitindo que futuras gerações habitem este local do mesmo modo como habitamos é um dos projetos da vida de todos os que nele moram. Para condensar estes projetos, ninguém melhor do que os moradores da Cidade Planeta: o Ramo Pioneiro.

Cidade das Parcerias: Temos um planeta cheio de cidades pacíficas, pessoas, projetos e desafios e toda essa estrutura precisa das pessoas que, em parceria, tentem ao máximo fazer com que o desenvolvimento aconteça, não importa como. Estas pessoas da Cidade das Parcerias não poderiam ser outras senão a Equipe de Serviço, sempre preocupados com cada detalhe.