Cidade de Nova Odessa recebe o CATAr II de Jovens

Para atender aos jovens que não conseguiram se inscrever no curso de fevereiro, a Coordenação Regional da Modalidade do Ar realizou nos dias 18 e 19 de maio, no Instituto de Zootecnia de Nova Odessa/SP, sede do G.E. Ar Ubuntu 415/SP, mais um CATAr II.

O curso contou com a participação de 26 jovens das mais diversas localidades como São João da Boa Vista, Botucatu, Cotia, São José dos Campos, Santos e da Capital.
Para relembrar a experiência do CATAr I, cada jovem teve 1 hora para montar um mini planador, estes foram utilizados para a instrução de ajustes e depois em uma competição de tempo de voo muito divertida.

Na tarde do dia 18, os participantes aprenderam mais sobre aeromodelismo, com a visita ao ASA – Associação Sumareense de Aeromodelismo, que além de uma apresentação excepcional sobre as modalidades de competições, assistiram a várias demonstrações com Aeromodelos planadores, elétricos e a combustão. 

Os jovens tiveram a oportunidade de se aprofundar e desenvolver uma das inúmeras possibilidades deste esporte, que nos traz a essência do nosso “Sonho de Voar”. 

Da mesma forma que o CATAr II de fevereiro, o objetivo foi a experiência com planadores lançados a cabo da Categoria F1, algo que consta na Especialidade de Aeromodelismo, mas que poucos conheciam. 

Ao contrário do que se imagina, construir um planador com envergadura de 1 metro, é algo muito complexo, mas que é ensinado com muita leveza e alegria pela equipe CATAr/SP. Os participantes puderam entender melhor os fatores que fazem a diferença na escolha do material, desenho, acabamento, montagem, lançamento e muitos outros detalhes que fazem o voo possível. 

Neste momento os jovens trabalharam em patrulha, mas construindo os planadores de forma individual. Assim, quem tem mais facilidade ajuda quem não tem, uma forma de trabalhar o espírito de patrulha e o “Aprender Fazendo” de uma maneira prazerosa para todos.

O segundo dia do curso foi destinado ao acabamento dos planadores, testes e trimagem (ajuste do centro de gravidade), algo indispensável para o voo. “Foram muitos voos, olhares encantados e gritos de felicidade pelo objetivo alcançado. Valeu cada segundo!” comenta, Emerson Beraldo.

A coordenação do evento agradece ao Grupo Escoteiro do Ar Ubuntu 415/SP, que não mediu esforços para tornar nossa estadia a melhor possível e aos escotistas que ajudaram muito em tudo que lhes foi solicitado, demonstrando a importância do trabalho em equipe.


 

Cidade de Nova Odessa recebe o CATAr II de Jovens
Rolar para o topo