Chapa: Grande Jornada

 

 

Mais que uma Carta de Intenções, o compartilhamento de um Sonho Possível

 

Queridos irmãos escoteiros,

 

Há algum tempo, Escotistas e Dirigentes descontentes com os poucos avanços de nossa região, sobretudo no suporte a Unidades Escoteiras Locais, passou a discutir como seria a região escoteira ideal. Destas conversas surgiram propostas que culminaram na organização de uma equipe para atuar na gestão regional. Desde então, nosso time vem desenvolvendo um projeto sólido, robusto e arrojado para nossa região. Projeto que se orienta para um objetivo muito simples: facilitar a vida de todos nós.

Nos últimos meses, visitamos nossos distritos e ficamos realmente muito alegres e gratos pela acolhida. Foi uma oportunidade de aprofundar nosso conhecimento quanto a realidade das UELs. Ficamos tristes em constatar que as mesmas dificuldades se repetem e que não existem ações institucionais de apoio a unidade local.

Nas oportunidades onde pudemos estender a prosa, foi empolgante ver todos contagiados e aderentes ao nosso projeto, que foi concebido com muito carinho em benefício de todos nós. Então, resolvemos dedicar esse texto para você que não nos conhece ou que ainda está indeciso quanto a qual proposta é a melhor para nossa região.

A GRANDE JORNADA SP se propõe a utilizar a estrutura regional em ações que efetivamente façam com que o associado perceba que o pagamento da contribuição anual é algo que retornará para ele. Queremos que você e todos os outros associados de nossa região se sintam adequadamente representados, reconhecidos, ouvidos e apoiados.

Nossa proposta é bastante abrangente, inclusive convidamos vocês a conhecer nosso Plano Trienal, mas selecionamos 10 compromissos que firmamos contigo (bem no estilo “o que vamos fazer na prática”), são eles:

  • Pretendemos oferecer eventos regionais mais baratos, mesmo que não sejam megaproduções, serão oportunidades para o jovem vivenciar a fraternidade escoteira.
  • Queremos (e sabemos que podemos) baratear os preços dos uniformes/vestuários e vamos vigorosamente lutar para que eles sejam acessíveis, mesmo que tenhamos que desenvolver fornecedores locais.
  • Nossas relações com outras instituições devem resultar em benefícios efetivos para unidades locais, não queremos ficar só “bem na foto”. Estamos realmente cansados das dezenas de histórias de UELs que perdem suas sedes pela falta de apoio na relação com o poder público e o escritório regional irá ajuda-los.
  • Sabemos o quanto pode ser caro alugar espaços para os acampamentos das UELs, então pretendemos ceder organizadamente o Campo Escola para que elas possam utilizá-los em atividades/acampamentos. Para quem este tipo de uso seja inviável pela distância, pretendemos estabelecer redes distritais de locais conveniados que ofereçam seu espaço a um custo mais baixo.
  • Precisamos ter um corpo de Escotistas capacitados para conduzir nosso programa. Da mesma forma nossos Dirigentes têm que ser capazes de garantir a solidez da gestão das unidades locais e sua expansão. A formação de nossos voluntários será ajustada para ganhar agilidade e ser efetivamente enriquecida em conteúdo útil e prático, que possa ser colocado em uso imediatamente pela UEL.
    • Promoveremos encontros e desenvolveremos materiais de apoio para alinhar e melhorar a aplicação do programa. Vamos agilizar e simplificar os processos para a concessão de distintivos especiais. O jovem NUNCA pode ser prejudicado.
    • Vamos desenvolver ações junto aos membros que saíram do movimento, convidando jovens a retornarem aos seus grupos e verificando oportunidades de aproveitar o conhecimento de ex-voluntários, seja através do compartilhamento de experiências, atuação em cursos ou em iniciativas relacionadas a crescimento e expansão.
    • A sociedade não conhece o Escotismo, vamos fortalecer nossas relações com a imprensa de todos os municípios onde existir uma UEL, para ampliar nossa presença na mídia. Também vamos apoiar o marketing nas Unidades Escoteiras Locais, seja na elaboração do site do grupo, seja com matrizes de panfletos, cartões e outros materiais promocionais, releases para jornais, spots para rádios, bem como oferecer um vídeo institucional de alta qualidade para uso tanto em palestras informativas quanto em apresentações abertas ao público.
    • Estamos presentes em uma pequena parcela do Estado, pretendemos montar equipes distritais de Expansão do Escotismo e sistematizar esforços buscando garantir que exista pelo menos uma UEL nos municípios com mais de 80 mil habitantes. As novas UELs serão efetivamente acompanhadas e apoiadas para garantir o seu sucesso.
    • Não podemos mais ficar apáticos e desconectados quando a sociedade clama por ajuda. Vamos estabelecer uma equipe regional para coordenar esforços nos momentos de crise, campanhas de arrecadação e organização para remessa de donativos, ações de saúde, suporte a defesa civil e apoio às causas alinhadas ao nosso projeto educativo.

Existe uma série de outras frentes que trabalharemos paralelamente a estas. É por isso que nossa equipe é composta por Escotistas e Dirigentes experientes, especialistas em suas áreas de atuação. A esta equipe fazemos questão de não apenas incluir, mas verdadeiramente integrar o JOVEM em nossa gestão. Queremos garantir que estaremos oferecendo a oportunidade para que os jovens participem do processo decisório e atuem em posições de liderança de nossa associação. Consideramos este nosso posicionamento como fundamental para garantir nossa sustentabilidade e colaborarmos efetivamente na busca de uma sociedade mais perfeita e justa.

A este time serão agregados todos aqueles que estiverem dispostos a arregaçar as mangas e que desejem efetivamente Servir a União dos Escoteiros do Brasil. Sugestões serão sempre bem-vindas e boas ideias serão sempre implementadas quando viáveis.

Queremos convidar você, agora e ao longo de toda a gestão, a estabelecermos uma relação de apoio mútuo e troca de informações. Ao contrário de outras composições, nós adoramos o diálogo e as críticas. Através delas conseguimos perceber lacunas não observadas para efetivamente melhorar. Não queremos ficar no discurso, nem na promessa, nem dizer para você que precisaremos de mais tempo. Ao fim de nossa gestão queremos ter o sentimento de dever cumprido, queremos ser reconhecidos como uma equipe que fez a diferença na região de São Paulo.

Estamos absolutamente convictos de que imprimir este estilo de gestão e realizar estes projetos é possível, mas precisamos de seu auxílio para chegarmos lá. Convidamos você a vir com a gente nesta Grande Jornada, contamos com você?

 

 

Apresentação Oficial disponível em Downloads › Congresso Regional Escoteiro 2016 › Arquivos das Chapas

Chapa: Grande Jornada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Rolar para o topo