Nos dias 3 e 4 de fevereiro, aconteceram 9 eventos em um só lugar. O Sesi de Campinas, unidade Amoreiras foi a sede para a realização dos Indabas de Ramos e ERERE, Indabas das modalidade Ar e Mar, Conselho Consultivo e o Encontro de Coordenadores Distritais de Comunicação.
Ao todo estiveram presentes cerca de 450 participantes, entre escotistas, dirigentes, formadores, comissários, diretores e profissionais do escritório regional.
A cerimônia de abertura do evento, no dia 3, foi conduzida por Luciana Timoszczuk Diretora de Métodos Educativos e contou com as palavras de Rodrigo Ramos Diretor-Presidente Regional que fez o agradecimento pelo acolhimento e parceria entre SESI e Escoteiros do Brasil – Região São Paulo. A sessão contou ainda com a entrega da Medalha de Gratidão Ouro, pelas mãos de Yara Lopes Diretora de Comunicação, a Caio Angarten pelos relevantes serviços prestados à ERIC.
Além disso, os dois dias de eventos contaram com a palestra magna, apresentada por Luciana Timoszczuk, falando sobre “Política Nacional de Espaços Seguros”.
No sábado, contamos com os Indabas de Dirigente, Ramo Lobinho e modalidades Mar e Ar, onde tivemos a oportunidade de falar sobre diversos assuntos como Comunicação UEL, CNPJ Próprio para UEL, Canções e Danças, Dramatizações e muito mais.
Já no Encontro de Coordenadores Distritais de Comunicação, também realizado no sábado, os participantes contaram com uma palestra magna sobre Media Training, apresentada por Luís Sonsini, e oficinas sobre Assessoria, Redes Sociais, Boas práticas no uso da marca Escoteiros do Brasil, Comunicação Acessível e Comunicação atuando em eventos.
O domingo também foi um dia recheado de muito conteúdo com os Indabas Sênior e de Mestres, ERERE e Conselho Consultivo.
As oficinas dos indabas trouxeram assuntos como Trabalhos Manuais, Diversidade e Inclusão no Ramo Sênior, Processos de IBP, Campismo e Vida ao Ar Livre, Radioescotismo e entre outros.
O Conselho Consultivo contou com a participação de 30 representantes dos Distritos Escoteiros e trataram de assuntos como Distrito Padrão, Jamboree do Centenário (que acontecerá em Barretos-SP de 13 à 19 de julho), Pesquisa de Mapeamento das UELs sobre os Locais das Sedes e parcerias e mais.
Além da gama de conhecimento que os participantes puderam adquirir nesses dois dias de evento, sem dúvida alguma foi uma ótima oportunidade para rever os amigos, conhecer novas pessoas e entrar no ritmo para mais um ano cheio de entusiasmo e muito escotismo.
Texto: Thaís Guedes