No dia 26 de janeiro de 2019, aconteceu a primeira capacitação para utilização do Centro Escoteiro Jaraguá. O objetivo do curso foi o credenciamento de Escotistas e Dirigentes para a realização de atividades escoteiras com suas UELs no local.
A capacitação apresentou aos inscritos o histórico da parceria entre os Escoteiros do Brasil e o Parque Estadual do Jaraguá, contextualizando as características sócio ambientais do local.
Cerca de 22 Escotistas e Dirigentes de 12 UELs conheceram as instalações, os locais destinados ao uso dos escoteiros e as normas de utilização do espaço e as regras do parque.
Os cursantes também foram apresentados ao projeto Padaria Artesanal e a outras possíveis atividades que podem ser realizada no Centro Escoteiro.
A partir de 2019, só poderão utilizar o Centro Escoteiro Jaraguá as UELs que possuírem pelo menos um adulto voluntário capacitado. Na ocasião foram apresentados os procedimentos para agendamento de uso do CEJ e as datas disponíveis no ano de 2019.
Na mesma data, também ocorreu a Capacitação para uso do Centro Escoteiro Ipanema. A atividade já é recorrente e também pré-requisito para uso do local na Floresta Nacional do Ipanema. Confira como foi na matéria publicada no informativo do ICMBio.