Curso Preliminar foi ministrado para 12 escotistas do Alto Tietê como parte da formação de adultos voluntários
Nos dias 22 e 23 de outubro, o 15° Distrito Escoteiro Alto Tietê realizou o Curso Preliminar, que faz parte da formação de novos escotistas e dirigentes do movimento Escoteiro. Participaram deste curso 12 escotistas de 5 diferentes Unidades Escoteiras Locais vinculadas ao 15° Distrito, que contou com 8 formadores, também do distrito.
A abertura do evento deu-se no sábado, 22, às 8h00 com o hasteamento da bandeira, seguido do cronograma de palestras e atividades de formação que se entendeu até o fim de tarde do domingo, 23. O curso foi dirigido pelo Comissário Distrital do 15° Distrito Alto Tietê, Ananinas Antônio da Silva. Segundo o Comissário Distrital, o curso já foi aplicado em outras ocasiões no 15° Distrito e espera que o curso auxilie as UELs em suas atividades. “O engajamento, a participação e o interesse foram muito grandes. Eu acredito e espero que cada um deles, já imbuídos do conhecimento que adquiriram possam implementar e aplicá-los em suas Unidades Escoteira”, explicou Ananias. “Quem sabe, em outras oportunidades formativas, continuem o seu crescimento se aperfeiçoando e colocando o movimento escoteiro cada vez num patamar mais alto”, completou.
Dentre as palestras e atividades foram abordados temas como administração do Grupo Escoteiro, planejamento e vivência de atividades, segurança e proteção infantojuvenil, características do desenvolvimento dos jovens escoteiros, cargos e funções, Cerimônias Escoteiras, dentre muitos outros temas introdutórios na formação do adulto voluntário.
O curso apresentou ao Distrito novos formadores, como a Cecília, Diretora de Métodos Educativos do Grupo Escoteiro Arujá. “É sempre muito gratificante a troca de experiência dentro do Movimento Escoteiro na educação não formal”. Para a formadora, que também é professora, o curso foi uma experiência nova, mas já espera mais. “Queremos melhorar as UDs, deixá-las mais dinâmicas e transformar o aprender fazendo (na prática), até para o adulto mesmo”, explicou Cecília.
Para o escotista Caio, do Grupo Escoteiro Ybipiá, o curso foi uma oportunidade de retomar sua vivência escoteira, desde quando se afastou do movimento. “Vou levar muito o muito conhecimento para o meu Grupo. Apesar de eu ter sido Sênior a anos atrás, eu voltei a pouco tempo para o movimento”, relatou. Foi uma oportunidade também para o Pioneiro Rafael, de 20 anos, do Grupo Escoteiro Arujá. Rafael pretende se tornar escotista ao concluir seu ciclo como Pioneiro. “Eu comecei a fazer o curso preliminar para poder atuar como assistente, pois meu Grupo tem uma necessidade de chefia”, contou. “Pra todos aqueles que querem começar mesmo estando como eu, pioneiro, indico bastante. É outra perspectiva do próprio ramo e até mesmo um preparo para uma futura chefia”, completou.
Outro formador estreante, Armando Bueno Souza, Diretor-Presidente do Grupo Escoteiro Arujá, classificou a nova experiência como gratificante. Para ele dividir o conhecimento é muito importante dentro do movimento Escoteiro. Armando também apresentou projetos futuros como formador. “Faço parte da Equipe Regional de Captação de Recursos, e estamos montando, de forma extraoficial ainda, uma oficina de captação de recursos para auxiliar os presidentes das UELs”, contou. O formador ainda ressaltou as dificuldades que muitos grupos vêm enfrentando neste perigo pós-pandemia. “Os grupos perderam membros perderam parceiros e as despesas ficaram. Dessa forma pretendemos ajudar as UELs na captação de recursos”, completou.
Ao fim da tarde do domingo, 23, formadores e escotistas realizaram uma avaliação do curso. Após a entrega dos certificados, e arriamento da bandeira, deu-se por encerrado o Curso Preliminar do 15° Distrito do Alto Tietê.
Texto por: Dorival Martins