No Escotismo, os jovens são estimulados a desenvolver habilidades de liderança. Eles se organizam em equipes, chamadas de Patrulhas, e seus líderes ganham o título de Monitores. Existem muitas formas de se tornar um bom líder, mas só a prática leva ao aprendizado e ao aperfeiçoamento. No Guia Prático para Monitores são sugeridas dicas para quem está começando. Confira:
1 – Mantenha sua palavra
Não faça promessas ou gere expectativas que não possa cumprir depois.
Seja justo com todos: um bom líder não elege favoritos; trate os membros da Patrulha igualmente.
2 – Comunique-se
Um bom líder sabe como obter e dar informações de maneira com que todos entendam. Não é necessário falar alto ou gritar para ser um bom líder. Saber escutar os demais também ajuda a compreender melhor e a formular seus próprios pensamentos, ideias e soluções. Uma boa prática é escutar a todos antes de expressar sua opinião.
3 – Seja flexível
Acampamentos, excursões e atividades de Patrulha nem sempre saem da maneira como planejamos. Imprevistos podem acontecer. Esteja aberto para eventuais adaptações do plano original e sempre procure ter um “Plano B”.
4 – Seja organizado
Gaste tempo preparando atividades, reuniões de Patrulha e o Conselho de Patrulha. Quanto maior for o tempo destinado ao planejamento, menores serão os imprevistos e problemas durante a atividade. Procure registrar as decisões tomadas em cada reunião, bem como os problemas ocorridos na atividade e observados durante a avaliação. Uma avaliação bem realizada ajuda bastante para que as demais atividades sejam ainda melhores.
5 – Capacite e delegue
Um dos pontos fortes do líder é sua disposição em capacitar as pessoas. A maioria das pessoas gosta de desafios, portanto motive os integrantes de sua Patrulha a fazerem coisas novas, aumentarem a confiança e assumirem responsabilidades que nunca tenham experimentado antes. Conhecer os pontos fortes de cada um é fundamental para saber delegar e obter melhores resultados da Patrulha.
6 – Dê o exemplo
Lidere pelo exemplo de suas atitudes. As pessoas costumam se basear no líder e imitar o que este faz. Lembre-se: “A palavra induz, mas o exemplo arrasta!”.
7 – Tenha segurança nas decisões:
O líder deve ser firme em suas decisões e não mudá-las a cada momento. Reflita bem antes de decidir, procurando observar os diversos aspectos da situação. Desta forma os membros de sua Patrulha serão mais propensos a seguir sua liderança.
8 – Reconheça o trabalho:
Um reconhecimento honesto como “bom trabalho” ou “parabéns” é um ótimo incentivo. Bons líderes sabem que não trabalham sozinhos e reconhecem as boas iniciativas. Mas nunca os deixe perceber que você usa elogia, simplesmente por elogiar, apenas por dever de ofício, pois seu elogio perderá todo o valor e você cairá no descrédito.
9 – Peça ajuda:
Não tenha vergonha de perguntar quando questionado sobre algo que você não tenha certeza, ou simplesmente alguma situação com a qual você não sabe como lidar, procure alguém que saiba. Os Escotistas são boas fontes de aconselhamento nestas situações.
10 – Divirta-se:
Aprender a ser um bom líder é parte da aventura do Escotismo! Torne sua liderança como sendo algo divertido. Sua alegria e entusiasmo devem contagiar os demais e energizar a Patrulha.